Pesquisar este blog

Páginas

Biomas


Existem, no RS, dois biomas: Mata Atlântica e Pampa (que, no território brasileiro, só existe no Estado Gaúcho, ocupando 63% do território). Os biomas são os conjuntos de fauna, clima, altitude, solo e flora característicos de uma dada região. O estado apresenta uma grande biodiversidade; por conta disto, é importante a preocupação com a preservação do ambiente gaúcho. 

Apenas 6% do estado está protegido por áreas de preservação ambiental. É necessária uma ampliação de criação de novas áreas.

Bioma Mata Atlântica

Ocupa 37% do território gaúcho (em relação ao Brasil, 17% do território), localizando-se na Metade Norte. Apresenta vegetação densa e rochas basálticas, além das maiores altitudes do Estado. Estende-se das proximidades de Torres até o Noroeste do Estado. Cidades como Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Santa Rosa, Erechim e Passo Fundo são localizadas dentro deste bioma. Ele é uma extensão da Mata Atlântica, um dos maiores biomas brasileiros, mas que sofre com a devastação contínua de suas florestas.

Há produtos agrícolas típicos na área do bioma próxima ao litoral, como a banana e a cana-de-açúcar. A Mata Atlântica tem 11 unidades de conservação. 

Bioma Pampa

Extensão dos Pampas Argentinos e Uruguaios, com mais de 176 km² de extensão e 63% do território do Rio Grande do Sul, o Bioma Pampa é outro vasto complexo de biodiversidade e requer atenção. É o bioma brasileiro encontrado exclusivamente em uma única Unidade da Federação. Composto de relevo ondulado, vegetação de gramíneas e alguns pequenos planaltos, foi onde surgiu a figura do gaúcho tradicional, vestimentas e sotaque peculiar, que bebe chimarrão, entre outros costumes. O bioma é também propício para a criação de gado. Há uma forte influência dos países de origem latina e hispânica em muitas cidades, sobretudo na chamada Faixa de Fronteira, nos municípios situados a 150 km da Argentina e do Uruguai. Cidades como Bagé, Pelotas, Alegrete, Uruguaiana, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Rio Grande são algumas das principais cidades localizadas dentro do bioma. 

Segundo o professor Eduardo Vélez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em palestra de 2014, a costa litorânea gaúcha também faz parte do Bioma Pampa. No entanto a partir de Osório, no Litoral Norte, há um estreitamento geográfico ente os dois biomas. Porto Alegre também se insere no bioma, apresentando característica do Planalto Sul-Rio Grandense na Zona Sul e áreas de planícies na Zona Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny